Menu secreto do Playstation 2 como configurar o chip Matrix
Você acessou o menu secreto Chip Matrix do Playstation 2, mas não sabe por onde começar?
Então prepare-se, aqui vai as dicas passo a passo do que pode ser feito para realizar as configurações desejadas.
Iniciando configuração do Chip Matrix
Para começar, vá em > Opções do Menu > Descrição e funcionalidades
PS2 SCREEN FIX (OFF / COLOR / NTSC / PAL / PAL60 / VGA)
Aqui definimos as opções de conversão de sistema de cores. É possível rodar jogos PAL (Europeus) em consoles com sistema NTSC (Americanos e Japoneses, por exemplo) e vice-versa. Se tiverem dúvidas acerca dos diversos sistemas de cores e suas relações com os jogos/consoles.
OFF – Desabilita a função. Não será feita nenhuma conversão, o sistema de cor permanecerá o original do console.
COLOR – Essa opção irá habilitar o conversor de cores para operar no padrão do sistema do console. Exemplo: Se o console for americano, asiático ou japonês (padrão NTSC). Todos os jogos irão ser convertidos para o sistema NTSC.
Se o console for Europeu (padrão PAL). Todos os jogos irão ser convertidos em PAL. Devido ao fato de a maioria dos consoles usados aqui no Brasil serem NTSC. Essa é a opção considerada padrão, bastando a TV ter o sistema de seleção automático de cores ou pelo menos o padrão NTSC.
PAL – Converte os jogos para o padrão PAL (Europeu).
NTSC – Converte os jogos para o padrão NTSC.
PAL60 – Essa opção faz o mesmo que a função NTSC faz. Tem como objetivo melhorar o sincronismo em alguns jogos do padrão PAL. Exibindo a imagem em 60 Hertz. É necessário ajustar também o Y-FIX (explicações mais abaixo);
VGA – Essa opção ativa o modo VGA padrão 640×480, para ser utilizada em monitores. É necessário um cabo especial VGA compatível e um monitor também compatível. Se selecionarmos essa opção e em seguida pressionarmos START para salvar a configuração, a seguinte tela será exibida:
Se apertar (Bolinha) confirmará a escolha. Apertando qualquer outro botão irá cancelar.
CUIDADO! Só ative essa opção se for para utilizar um monitor com o respectivo cabo adaptador especial. Se estiver usando uma TV. Ficará sem imagem e a restauração deverá ser feita “às cegas”.
Y SCREEN FIX (OFF / AUTO / -20 a +20) – Essa opção permite ajustar o posicionamento da tela quando rodamos um jogo (geralmente em PAL) e este se apresenta com a imagem cortada. Só é liberada quando o PS2
SCREEN FIX está em PAL, NTSC ou PAL60: OFF : Desabilita a função.
AUTO : Habilita a função deixando a imagem centralizada na tela. Em alguns casos pode ser melhor fazer esse ajuste manualmente como descrito abaixo:
-20 a +20 : Ajusta manualmente a posição na tela. Valores positivos movem a tela pra baixos e valores negativos movem a tela pra cima.
PSX SCREEN FIX ( ON / OFF ) –
Ajusta as cores no modo PS1. permitindo rodar jogos PS1 com cor.
PSX MULTI DISK ( ON / OFF ) –
Ao habilitar esta opção é possível rodar jogos de PS1 com mais de 1 CD. permitindo a troca de discos em execução.
MC16 PATCH ( ON / OFF) –
Função já considerada obsoleta. Serve para utilização de um Memory Card “alternativo” de 16 MB sem necessitar de um disco de boot (que era antes necessário nesse tipo de MC).
ATAD AUTO PATCH ( ON / OFF ) –
Essa opção é para instalar o Browser 2.0 (Software de gerenciamento de HD pouco utilizado atualmente) em um HD (Disco Rígido) que não seja Sony.
MACROVISION FIX ( ON / OFF ) –
Opção qual remove a proteção anti-cópia Macrovision em DVD’s que possuem essa proteção.
GREEN FIX ( ON / OFF ) –
Função que tem como objetivo corrigir a cor verde em alguns DVD’s quando é utilizado uma conexão RGB (mais comum em TV’s europeias).
DVD REGION ( 1 a 8 ) –
Opção que permite definir o código regional de DVD-Vídeo usado no PS2. Aqui no Brasil, o código da região é a 4.
DVD9 DL SUPPORT ( ON / OFF ) –
Permite rodar jogos alternativos (piratas) gravados em dupla camada (Dual Layer/DVD9). Ou seja os discos com mais de 4.7 Gb.
BOOT MODE ( AUTO / FAST / INFMAN / DEV1 / DEV2 / DVDV ) –
Aqui é possível definir várias alternativas de boot (inicialização) do PS2.
AUTO: Esta é a opção padrão é o modo de boot automático. Permite que sejam automaticamente executados quaisquer tipos de jogos em PS2 ou PS1, DVD’s de vídeo ou CD’s de música (em formatos compatíveis com o PS2 claro). Originais ou cópias. Esse modo também pode ser ativado apertando (X) durante o boot. Caso outra opção de boot esteja definida.
FAST: Ativa o modo Fast-Boot: Faz os jogos serem executados mais rapidamente. Pulando a introdução do console (Tela dos elétrons, Browser). E a inscrição “Playstation2”. Carregando o jogo diretamente. Essa função também pode ser ativada pressionando o botão SELECT no controle 1 durante o boot. Caso esse modo não esteja previamente definido.
INFMAN: Ativa o modo Infinity Manager: IM é um pequeno software que pode ser instalado no Memory Card. Disponível no site do Matrix que é uma espécie de gerenciador de arquivos. É bem delimitado comparado ao UlaunchElf por exemplo. Essa função também pode ser ativada apertando (Triangulo) durante o boot.
DEV1: Ativa o modo Dev.olution 1: carrega automaticamente um arquivo nomeado BOOT.ELF (assim em maiúsculas) instalado previamente no diretório BOOT (também em maiúsculas) do Memory Card. Pode ser qualquer arquivo executável para PS2 (extensão .ELF), que esteja devidamente renomeado para BOOT.ELF. Por exemplo, o UlaunchElf (Gerenciador de Arquivos). HD Loader (Software para HD) CodeBreaker etc. Essa função também é ativada pressionando o botão R1 durante o boot, caso outro modo esteja ativado.
Também é possível definir mais dois caminhos de boot para o modo DEV1, basta nomear os arquivos Elf para BOOT2.ELF E BOOT3.ELF (sempre em maiúsculas) e colocando-os no diretório BOOT então. Pressione R2 ou L2 respectivamente durante o boot. Exemplo: pode iniciar com o UlaunchElf para BOOT (apertando R1), HD Loader para BOOT1 (Apertando R2) e Codebreaker para BOOT2 (apertando L2). Isso é apenas um exemplo, considere também o espaço consumido no MC com aplicativos nele instalados.
DEV2 : Ativa o modo Dev.olution 2: carrega um arquivo ELF boot.elf ( assim, em minúsculas) dentro da partição “__boot” no HD, caso tenha algum instalado. Também é possível ativar esse modo pressionando o botão L1 durante o boot.
DVDV : Ativa como padrão o modo forçado para DVD-Video. Esse modo também pode ser ativado pressionando (Bolinha) durante o boot.
PAD DETECT TIME ( 2 a 10 ): Define o tempo em segundos que o chip vai esperar para que algum comando seja acionado no controle 1 durante o boot.
BOOT LOGO ( ON / OFF )
Veja neste vídeo tutorial abaixo como realizar corretamente a configuração do Chip matrix:
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