Softwares!
Se você trabalha com computadores, quer em um escritório, ou na parte técnica, montagem e manutenção de PC’s, possivelmente sabe do que se trata e têm familiaridade com o termo;
Caso não, este artigo irá tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto, então, prossiga na leitura, câmbio!
Para começar, é importante primeiro mentalizarmos que Hardware e Software são duas partes do computador bem diferentes entre si, embora trabalhem em funções complementares.
O que é Software?
Software é nada mais do que a parte lógica do computador, parte esta, que, diferentemente do hardware, não pode ser tocada, pois não é física.
Portanto, não é errado referir-se ao software como a parte “consciente” do computador;
Nela armazena-se dados, informações e sequências de instruções a serem seguidas pelo computador e seus componentes.
Nesta classe estão incluídos: sistemas operacionais e navegadores, planilhas de Excel e outros programas que incluam dados em sua estrutura principal.
Como funciona?
Sendo o hardware a parte física do computador, o software, a parte lógica, trabalha em conjunto por fornecer dados, informações e comandos para que o hardware exerçam suas funções da melhor forma possível.
Para exemplificarmos na prática como funciona:
- Um programa de computador, como Excel, envia comandos para realização de cálculos em planilhas;
- O processador, ou CPU(Unidade Central de Processamento), o cérebro do computador, recebe tais comandos;
- Executa as funções de cálculos matemáticos em milissegundos;
- Os resultados dos cálculos obtidos são retornados do processador para o software, isto é, o programa de computador, no caso, a planilha em Excel,
- Sendo exibidos na tela para o usuário final, eu e você.
Como pode ver, hardware e software trabalham constantemente em equipe, um não funciona sem o outro, ambos seriam ineficientes se não pudessem executar suas funções;
Sem a parte lógica para emitir comandos a parte física não funcionaria, ou sem a parte física para receber e executar os comandos predefinidos a parte lógica não teria o mínimo sentido.
No entanto, como ocorre a comunicação entre o software e o hardware?
A linguagem binária dos computadores
Em qualquer parte do mundo, existe uma língua materna em cada país, fruto da colonização ou mesmo de povos nativos da terra.
No mundo da informática, a história não é muito diferente, fruto dos primeiros computadores, com destaque para o ENIAC(Computador Integrador Numérico Eletrônico);
Produzido pelos Estados Unidos em 1946; o ENIAC tinha o objetivo de fazer cálculos – a palavra “computador” vem de computar, sinônimo de calcular.
Como o próprio nome já diz, sua linguagem-mãe eram os números, evoluindo-se ao longo do tempo para o que hoje podemos identificar como código ou sistema de numeração binário, a linguagem dos computadores atuais.
Neste tipo de linguagem, todo software, instruções do processador do computador ou quaisquer outros dados usam um sistema de dois símbolos ou algarismos, “0” e “1”, daí, o termo binário.
Não é preciso se preocupar em aprender o sistema binário, pois os programas de computador fazem isso por nós;
Entendem em linguagem de programação o que desejamos fazer e então traduzem isso em linguagem de máquina para o computador, para que este execute a função desejada.
Se desejar ser um Desenvolvedor ou Programador, saiba que as linguagens de programação(chamadas também de Alto-Nível) são:
- Python; Ruby on Rails; C#; C++ e por aí vai;
Se não desejar ser, é bom saber também, quem sabe no futuro hein…
Obrigado por ler este post, espero que o tenha ajudado a aprender mais sobre o Software e não confundir os ecossistemas!
Volte sempre!
Não esqueça de compartilhar com outros este artigo tão rico em informações, conhecimento sempre é bom!
Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.
Conheça nosso curso de eletrônica clicando aqui.
Curta nossa Fanpage no facebook para que você possa acompanhar sempre nosso conteúdo clique aqui.
DÚVIDAS – Se tiver dúvidas sobre qualquer conteúdo de nosso blog ou de nosso canal, poderá tirar suas dúvidas diretamente em nosso grupo no Facebook, peça permissão para entrar no grupo e deixe sua dúvida clicando aqui.
Siga-nos no Twiter e acompanhe nossas postagens e conteúdos super interessantes clicando aqui.
Siga-nos no instagram clicando aqui.
Aguardamos sua interação com nossas redes sociais obrigado!!!